MOTORES ELÉTRICOS
Preditiva Elétrica em Motores AC
Você sabe quanto custa um motor elétrico?
Será que a resposta é somente o valor de compra?
Certamente não. Neste custo temos que incluir a soma dos gastos ao longo de sua vida útil como:
- Manutenção
- Consumo de energia elétrica
- Confiabilidade (custo da máquina parada)
Esta forma abrangente de enxergar o custo real de um ativo chama-se: Custo Total da Propriedade (Total Cost Ownership – TCO)
E sua aplicação na prática proporciona lucro no médio e longo prazo já que valoriza aspectos como:
- Custo de aquisição e instalação
- Eficiência energética
- Robustez
- Reparabilidade
- Confiabilidade
- Intercambiabilidade
E não exclusivamente o valor de compra.
Dada a importância destes equipamentos para a eficiência e confiabilidade do processo industrial A ABtek desenvolveu um plano preditivo de ensaio de motores elétricos de indução.
Neste programa dividido em 2 etapas são avaliados todos os parâmetros elétricos do motor como:
Cuidados com a partida do motor elétrico:
Este ensaio busca avaliar a efetividade do método de partida do motor elétrico:
- Atenuação do pico de corrente de partida;
- Partida em rampa para evitar stress mecânico no sistema;
- Reduzir o impacto da partida sobre o sistema elétrico (afundamento de tensão e “espaço” ocupado no transformador);
A chave estava configurada com a maioria dos parâmetros de fábrica e observe na figura o resultado disso:
O pico de corrente alcançou 2.636A, mas permaneceu em torno acima de 2.500A por pelo menos 3 segundos;
Além disso, a condição gera afundamento de tensão o que pode interromper o funcionamento ou até mesmo danificar equipamentos mais sensíveis conectados ao painel;
Não ocorre partida em rampa (suave) o que poderia aumentar a vida útil mecânica dos elementos envolvidos;
Com base em análise do manual do fabricante do acionamento, propomos ao cliente e os resultados foram:
22% de redução no pico de corrente de partida e com incremento em rampa;
Eliminação do afundamento de tensão já que o sistema elétrico consegue “absorver” a demanda inicial da carga.
Acionamento em rampa suave de torque eliminando estress mecânicos e aumentando a vida dos componentes;